IMPORTANTE ESTAR ATENTO AOS SINTOMAS DA GRIPE E SABER SE É NECESSÁRIA UMA CONSULTA A UM ESPECIALISTA MÉDICO.
Os sintomas da gripe, uma das infecções virais agudas que atingem o sistema respiratório, costumam aparecer de maneira súbita: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, calafrios provenientes da febre, congestão nasal. A gripe comum pode durar entre cinco e sete dias e os sintomas são combatidos de maneira bastante simples. Nestes casos, não é necessária uma consulta com um médico ou outro profissional da área de saúde. Lavar as mãos frequentemente para impedir a transmissão por contato, descansar, comer de forma saudável, hidratar-se ingerindo muito líquido e tossir ou espirrar protegendo a boca são algumas das medidas importantes para serem adotadas. O uso de medicamentos para a gripe como analgésicos e antitérmicos também é muito eficaz no tratamento. Nunca tome antibióticos para o tratamento contra a gripe; estes devem ser utilizados apenas para combater bactérias, e não vírus. Infecções bacterianas como a bronquite podem estar associadas à gripe ou ao resfriado, e o medicamento deve haver sido receitado por um médico.
Um corpo com as defensas baixas podem sofrer com as complicações durante a cura da gripe, como otite, sinusite, bronquite ou pneumonia. É preciso estar atento se há aumento da febre, mudança na cor do catarro ou se os sintomas duram muito mais de uma semana. Nestes casos, faça uma consulta sobre seu quadro clínico.
Pessoas que inspiram maiores cuidados e mais atenção no tratamento contra a gripe são aqueles que pertencem aos chamados grupos de risco. Entre eles estão os maiores de 65 anos; crianças, principalmente menores de 2 anos; e pessoas que sofrem de enfermidades crônicas cardíaca, pulmonar, renal, hepática, sanguínea ou metabólica. Para todos eles, é fundamental que consultem um médico.
Vick -
http://www.vick.com.mx/Doctor Vid -
http://www.doctorvid.com/Drauzio Varella -
http://drauziovarella.com.br/Organización Mundial de la Salud -
http://www.who.int/es/