- Febre. É um dos sintomas mais característicos da gripe. É comum que a febre permaneça por três dias, enquanto os demais sintomas desaparecem 3 ou 4 dias depois que ela aparece. Se a febre for de 39º C ou mais em adultos ou de 39,5º C nas crianças, é recomendável consultar um médico.
- Tosse. São dois os tipos mais comuns da tosse quando estamos gripados: seca ou produto da congestão nasal. A tosse seca é aquela que não produz catarro ou qualquer outra secreção e pode ser tratada com medicamentos para a tosse que possuem venda livre.
- A congestão nasal, por sua vez, é aquela que vem acompanhada de secreção excessiva nas vias aéreas. Este tipo de tosse demanda cuidados especiais: é necessário trata-la com expectorantes para eliminar o catarro.
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Dor de garganta
- Irritação nos olhos e nos ouvidos
- Secreção nasal
- Congestão nasal
- Espirros
Perda de apetite, geralmente associada à perda do paladar e do olfato Nos casos mais graves da gripe, os sintomas também podem incluir bronquite, pneumonia, sinusite, otite e até insuficiência respiratória. É recomendável, nestas ocasiões, procurar um médico especializado.
Vitónica -
http://www.vitonica.com/alimentos-funcionales/que-podemos-hacer-ante-la-irritacion-de-garganta
MedLine Plus -
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/003072.htm
Vick -