O que é o espirro e por que espirramos? | Vick Brasil

Compartilhar:

RESFRIADO: POR QUE ESPIRRAMOS

Recomendado0Vezes
RESFRIADO: POR QUE ESPIRRAMOS

O QUE É O ESPIRRO E QUAL É SUA FUNÇÃO QUANDO SOFREMOS ENFERMIDADES NAS VIAS RESPIRATÓRIAS.
Qualquer irritação ou incômodo nas cavidades nasais poderá provocar um espirro. Quando estamos resfriados, a congestão nasal é um dos principais sintomas. Nestes casos, o nariz fica obstruído devido ao catarro e o corpo reage involuntariamente para limpá-lo. Os espirros fazem com que o ar penetre no nariz e na boca para tentar se desfazer dos incômodos.
O resfriado comum produz sintomas como espirros, coriza, dor garganta e tosse. Esta infecção viral contagiosa afeta as vias respiratórias superiores e costuma nos afetar uma ou várias vezes durante o inverno. Diferente da gripe, o resfriado se manifesta de maneira lenta e progressiva e não produz febre (e, se ela aparece, é baixa).
Os rinovírus provocam a maioria dos resfriados. Podemos sofrer o contágio de pessoa a pessoa ou por tocar objetos contaminados com mais de 100 rinovírus diferentes. Estes têm a capacidade de penetrar no nariz e na garganta e provocar uma reação do sistema imunológico, causando os já mencionados ,sintomas do resfriado e os repentinos espirros.
Sobre o fator desencadeante do espirro, o mais comum é a irritação das mucosas das asas do nariz. Este comichão estimula as terminações do nervo cranial encarregado de administrar todos os estímulos sensoriais detectados pelo nosso rosto. O resultado é uma cadeia de reações: fechamos os olhos, inalamos ar e contraímos os músculos do torso e a faringe até que expulsamos o ar de forma explosiva e a grande velocidade.
Você já sabe: se estiver gripado, resfriado ou com alergia, espirrar faz bem e, além disso, é inevitável! Para o resto dos sintomas, é recomendável descanso, bebidas quentes e medicamentos para o resfriado que proporcionem alívio e façam com que você se sinta melhor.

Produtos relacionados: